quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Super Monkey Ball: Touch & Roll!


Vídeo AQUI

Super Monkey Ball, é um jogo desenvolvido pela SEGA, que após povoar o console Game Cube, tem sua (não tão nova) versão para DS. Foi lançado em 21 de fevereiro de 2006.

Trata-se de equilibrar um macaco a sua escolha, dentro de uma bola, através de um cenário para chegar na linha final. Fora isso, foram adicionados minigames a parte, como Golfe, Pong, Boliche, Shooter(Se assemelha a Counter Strike), Fighting e Racing.



Um detalhe interessante do jogo é que na parte de créditos, voce escolhe um macaco que fica flutuando pela tela, e enquanto os nomes do pessoal da Staff (e suas respectivas funções) aparecem, voce deve arremessar o seu macaquinho para cima, acertando a letra dos nomes. Quanto mais letras voce conseguir de uma só vez, melhor a sua pontuação. Também é possível as vezes, controlar mais de um macaco, ai a coisa fica bem divertida e corrida. Bizarro nao é? ^^




Já antes de apresentar o conteúdo do jogo, venho com uma crítica: os menus são ótimos mas muitos minigames mostram-se complexos de aprender a jogar, e na tela de cima, ao invés de aparecer um How to Play, aparece um papagaio dizendo "Ai, ai!".... o que é tosco e só gasta espaço.

O fator mais legal do game, é a ação e adrenalina proporcionada. O seu macaco pode atingir velocidades alt
íssimas e voce perde a noção do caminho. Enquanto isso o deixa emocionado, voce tem grandes chances de cair para fora do cenário, ja que as pistas tem limites, e ficam no céu. Um detalhe da pista, é que ela se assemelha aquelas pistas de skate, aonde ela é curva e permite fazer manobras. Ainda que isto seja raro de fazer, quando conseguido, voce vôa em alturas razoaveis, o que se torna muito divertido. Outra curiosidade, é que voce nao mexe o personagem: voce mexe o cenário. Mexendo o cenário, a bola se mexe correspondendo, o que é bem legal. Embora a dificuldade do jogo seja aumentada corretamente, a câmera e a locomoção tornam difícil o equilíbro da bolinha pelo cenário, logo as fases mais estreitas ficam muito difíceis, ainda para os jogadores mais hard-core.




Agora os minigames. O minigame parecido com Counter Strike, você deve andar pelo cenário para atirar nos seus amigos, e temos várias armas, desde bombas até melecas que tiram a visão do inimigo. É tudo muito divertido, mas a câmera atrapalha: voce deve atirar tocando na tela, andar com os direcionais e mover a camera com um botão na tela, assim voce precisa parar de atirar para poder rotacionar, o que se mostra desconfortável. O que eu poderia sugerir, seria manter a locomoção pela tela de toque, e acionar o atirador quando tocar em algum inimigo. Mesmo assim, o jogo ainda fica problemático no questio gameplay... uma pena.



No minigame de Pong, eu me surpreendi: nunca vi uma inteligência artificial tão bem feita. Ao contrário de muitos remakes de Pong que vejo por ai(em que o adversário ou é invencível por corresponder exatamente aos mesmos passos do jogador, ou ser fácil demais), o computador tem um senso bastante apurado e age bruscamente. Ele procura aberturas do gol e procura a melhor estratégia com base na posição do jogador. E quando o jogador está em vantagem, o computador busca defender-se e buscar caminhos que quebrem a defesa do jogador. Só jogando para entender melhor, mas com certeza é superior aos muitos Pongs ja existentes. Outro detalhe interessante e criativo são os power-ups. Eles estão ao lado do gol de cada jogador, e se a bola acertar o power-up do lado do adversário, voce ganha o power-up. Os itens incluem: aumentar o gol do inimigo, diminuir o seu gol, aumentar o seu tamanho, diminuir o tamanho do adversário, ou gerar uma bola(eu ja cheguei a jogar com 3 bolas ao mesmo tempo). Com sorte voce pode ficar gigante, o seu inimigo ficar do tamanho de 2 pixels, voce pode ter o seu gol com 5 pixels de largura e o do inimigo quase interamente aberto. Vencer fica fácil quando voce comete umas "cagadas" hehah. Agora voltando para a inteligencia artificial, outro fator interessante é que cada personagem que voce escolhe como o seu adversário, parece ter uma personalidade diferenciada de jogo: tem um que é covarde, e fica muito no gol sem querer se mexer demais, ja outro é super agressivo e lança a bola com uma velocidade incrível mas nao prioriza a defesa, e ainda tem outro que é um equilibrio entre ignorância e defesa hehah.

O Boliche é muito legal: voce traça o caminho que a bola(que é o próprio macaco!) deve percorrer pela pista e ela segue de acordo. Mas o interessante é que quanto mais brusco o movimento do traço for, mais rápido a bola se moverá. Nao vi nenhum problema neste minigame, e é muito divertido.

Fighting é assim: voce e mais 3 macacos(computadores) estão em carts que tem uma luva de box gigante na frente. Com o botão R do DS, voce soca, e anda tocando a tela. O jogo é extremamente rápido e dinamico, o objetivo é socar todos os macacos para fora do cenário, que é BASTANTE deslizante. Fora a rapidez extrema(que pode ser chocante para jogadores casuais), o resto está ótimo, e muito engraçado.

Racing, se assemelha ao Mario Kart, é uma corrida por uma pista bastante similar ao do modo Story, aonde voce tem items como banana, bomba, mísseis, para infernizar os seus inimigos e tirar vantagem. O problema que critíco neste modo de jogo é que os macacos são muito frágeis, assim em qualquer coisinha que se encostam, podem derrapar longe e sair fora do cenário(e demora 5 segundos para voltar na pista), o que é bastante frustrante. Tirando isso, é muito divertido.

Um comentário:

Vinícius disse...

"Macacos me mordam"! Muito bom, bem detalhado. Parabéns pelos artigos.

Agora para mim só falta mesmo comprar um video-game que me permita jogar esses jogos!

Gostei muito que até agora você falou de jogos casuais. Como você comentou no meu blog, acho que o caminho para o desenvolvedor solitário é esse mesmo.

E seu blog dá uma ótima visão do ponto de vista de um jogador que é aficcionado por game design, o que é muito valioso para desenvolvedores solitários, como eu.

Parabéns.