terça-feira, 11 de setembro de 2007

Astro Pop


Jogando:

O link para o jogo está AQUI

Para um melhor entendimento do artigo, é preferível baixar a versão deluxe.

O objetivo é livrar-se dos blocos que aparecem no cenário, puxando blocos e jogando-os a grupos de blocos da mesma cor, para destruí-los.

A Interface:



Os Combos:


É interessante como o combo estimula o jogador. Após destruir uns blocos, os próximos são puxados para cima, e como na maioria dos puzzles, se houver outra sequência logo depois dos blocos se agruparem, isto irá gerar um combo. Mas o diferencial é que após destruir uma sequência, você pode rapidamente pegar mais e mais blocos e fazer rapidamente novas sequências ao mesmo tempo em que os blocos se agrupam, aumentando o seu combo, sem a necessidade de esperar os blocos se ajeitarem. Com o desejo de ampliar mais e mais a capacidade do combo, os jogadores se estimulam, já que a qualidade de combo depende da coordenação motora, logo o game é aditivo no sentido de estimular a persistência.

Os Sons:

Os sons marcam presença. Quanto melhor o combo, mais alto e animado é o som do combo, assim o jogador se sente com um medidor de dinamismo, pois sente que a adrenalina parece aumentar mais e mais.

Os Efeitos:

Ajudam os sons para o estimulo. As partículas de explosão dos blocos deixam o jogo visualmente mais motivador, pois a cada destruição voce se depara com brilhos maravilhosos que fazem o jogador querer jogar mais e mais para presenciar mais vezes estes efeitos. Assim o jogador fica na tentação em destruir mais blocos mais rapidamente. Mas é claro que todo o processo ocorre mais incoscientemente do que conscientemente.

Os Power-ups:

Os itens são muito criativos. Eles podem ser ativados caso voce destrua um conjunto de blocos da mesma cor e o item estiver encostado nessa sequencia, ou voce pode suga-lo e solta-lo. O estimulante é, poder além de fazer os combos, usar os itens logo em seguida para aumentar o estrago que voce faz no ambiente, mandando vários blocos para o espaço. A sensação de quantidade pode ser um estimulo para o jogador.

Isso de certa forma surpreende o jogador, pois o motiva a apreciar a mesma cena.

Outro detalhe é que se o item for ativado automaticamente, ou seja, explodindo uma sequencia ao lado dele, voce terá uma explosão surpresa, pois as vezes nao notará o item ali. O jogador adora power-ups porque eles o ajudam a presenciar uma cena de combos contínuos e explosões surpresas. Ao ver grande quantidade de destruição(logo muito brlho e um som estimulante de combo), o jogador entra em delírio. São realmente pontos viciantes.

Fator alívio:

A sensação de alívio faz o jogador pedir mais, principalmente quando se livra de vários blocos ao mesmo tempo, com power-ups. O que ja é diferente de quando está próximo a perder. Neste caso o jogador se sente em apuros e oprimido. Existem um item, que é a Charge Weapon, que fica na lateral esquerda. Este item contribui para o alívio do jogador, pois permite a destruição de vários blocos seguidos com laser, com o simples clique do mouse. Também há o fator de valorização, pois a arma descarrega e é dificil ela voltar a ser usada(leva tempo). Outro detalhe é que o alívio motiva o jogador a experimentar mais e mais o jogo porque ele se sente feliz, fora de perigo e com pouca tensão de coordenação que afeta o acerto no gameplay. É notável que, enquanto em apuros, ao usufruir de power-ups e presenciar grandes explosões, o jogador adora a sensação de "sair-vivo" pois mostra que venceu um desafio valioso: segurar e destruir um monte de blocos.

Sugestões:

O que faltou foi alguma forma de acelerar os blocos(tanto a gravidade quanto a velocidade de criação na tela), que já foi vista no puzzle Meteos de Nintendo DS, que ao pressionar do botão, voce aumenta a gravidade dos blocos, acelerando o gameplay. Isso é importante pois tranquiliza o jogador hard-core, que já está craque e se sente desestimulado(ainda que não muito) em lidar com uma velocidade de jogo mais lenta(no início do jogo). Ou então deixar a seleção de modos Easy, Normal e Hard para uma velocidade relativa aos veteranos e aos novatos.

As instruções de jogo são intuitivas e bem apresentáveis, com as informações mais relevantes sendo destacadas em negrito. Mas nao deveria incluir a descrição dos itens de jogo, pois para quem lê pode omitir a surpresa de jogo.

Modo Classic(Com Level):

A mecânica de Level Up, é muito interessante, pois pode salvar a pele do jogador. Ao passar de level, a área de blocos é resetada e limpa, assim quando em apuros, o jogador pode passar de npivel bem na hora em que pensou que estava tudo acabado. Junto do alívio vem a confiança. Os jogadores gostam disso porque se acham cheio de sorte, o que estimula a jogar o próximo nível, e assim sucessivamente.

O fator replay:

Após perder, poucos jogadores se sentem realmente frustrados. A maioria tende a se animar, pois a mecânica do jogo dá uma mensagem de "se tentar novamente, poderá melhorar". Ja que os combos e a pontuação é muito influenciada pela rapidez motora do jogador, ele se sente confortável a tentar novamente. Ainda porque o jogo possui uma dificuldade bem balanceada e aumenta com moderação. Assim nao existem motivos para culpar o jogo por um fracasso. Mas se o jogo fosse realmente muito difícil, o fator não adiantaria.

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse jogo realmente é um show! Muito legal o artigo.