quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Brain Age 2: More Training in Minutes a Day!



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Brain Age, é um jogo desenvolvido pela Nintendo, voltado para o portátil Nintendo DS, e recentemente(Setembro de 2007), recebe a sua segunda versão(Brain Age 2: More Training Minutes a Day!).



O game, é uma coletânea de minigames direcionados ao treino do cérebro, contendo desde matematica, até associação, fala e escrita. O interessante, é que a idéia deste game, foi gerada por uma discussão entre Shigeru Miyamoto e um neuro-cientista Ryuta Kawashima, que montou uma base teorica em cima dos games, alegando o que tornavam eles tão aditivos ao cérebro humano. Portanto, todos os minigames foram feitos com base em estudos do cérebro, nas áreas de analise, associação, memorização, processamento aritmético, pronuncia e escrita. Também contem sudoku, para os que adoram pensar bastante(em modos Basic, Intermediate e Advanced).

O layout é limpo e simples, para nao distrair os jogadores.



Outro detalhe legal é que o jogo possui um teste cerebral para definir qual a idade real do seu cérebro! e realmente funciona! é dado alguns minigames aleatórios e somado os resultados em seguida. O jogo também fornece um programa de treinamento diário, aonde é verificado o desempenho do jogador durante a semana, e motando um gráfico de esforço, para o jogador verificar se está melhorando ou piorando.



Agora, vamos falar dos minigames da primeira versão.

Existe um minigame de memorização, aonde aparece um quadro com umas 15 palavras e voce deve tentar decorar o máximo delas que voce puder, e depois escreve-las. O legal deste minigame é que assim que voce escreve uma palavra, e esta é correta, ela aparece exatamente na mesma posição do quadro, aonde ela estava antes de ser apagada. Assim voce, a partir da posição, pode lembrar de outras palavras que estavam próximas a ela, assim você acrescenta o seu nível de memorização e associação.



Outro minigame é de analise: aparecem vários números, de diferentes cores, e voce deve tocar o número (de uma determinada cor) maior, ou menor de todos, definido pelo game. Por ex: "Touch the most RED bigger number", ou seja, toque o maior número vermelho. Este minigame tem o papel de treinar uma artimanha chamada agrupamento e filtro. De um todo(vários números), voce agrupa e analisa apenas os números daquela cor específica, e depois filtra os números mais altos para então chegar em 1 só. Também existe outro que você escreve o número de números que tem uma determinada cor.



Um minigame bem legal, que tem como objetivo treinar a região do cérebro responsável pelo processamento aritmético, é o Calculations. Várias contas simples de multiplicação, soma, adição e subtração vao aparecendo, e você deve calcular 20(ou 100, depende da sua opção) delas no mínimo de tempo possível. São contas simples como 4 + 19, ou 15 / 3, mas na hora de resolver todas elas muito rapidamente, voce sente uma pressão motivadora.



Um minigame que também tem a ver com contas, é o que voce tem uma casa, e vários bonequinhos de palito vão entrando nela. Vários entram, alguns saem, e isso vai acontecendo por um tempo, e rapidamente. Depois voce deverá lembrar quantos ficaram na casa. É emocionante pois é dificil manter atualizado a contagem correta, principalmente quando acelera.

Existe um outro minigame que é de associação, aparecem relógios(um de cada vez) com um ponteiro de hora e outro de minutos configurados de uma forma, e voce deve dizer que horas e minutos são naquele momento do relógio. Mas com um detalhe: o relógio não possui número nenhum. Depois de responder um relógio, outro vem em seguida, e voce tem que fazer o máximo de pontos em menos tempo possível. E existe outro em que aparecem dois relógios, e voce deve falar qual a diferença de horas e minutos entre os dois relógios. O objetivo do minigame, é treinar a comparação.



Agora, os minigames do segundo.

Na matemática, um dos minigames é: aparece um número inteiro, e voce deve subtrair ele de um número dado aleatóriamente pelo game, sucessivamente. Por ex: recebi o número 57 e devo subtrair sucessivamente de 8, logo vou escrevendo 49, 41, 33, etc... Mas o detalhe legal é que o número é escondido, para nao treinar apenas a aritimética, mas também a memorização(lembrar
que número era o anterior, antes de aplicar a subtração). Outro minigame que tem esse detalhe de esconder, é um que aparece uma soma, ou subtração, e um dos números da operação é escondido, e voce deve lembrar dele para poder responder. Por ex: 5 + 3, voce responde 8, e logo em seguida, o número 3 é apagado, e sobe outro número, ficando agora 4 + ?. O ? é o número escondido, e voce deve lembrar que ele era 3, para responder 7. Ai então o número 4 será escondido. Interessante não?

Outro minigame relacionado a contas, é um em que aparecem operações entre dois números, mas não aparece o sinal. Por ex: aparece 5 ? 3 = 8. Voce deve preencher "+", até porque 5 + 3 = 8. E outras operações vão aparecendo logo em seguida. O intuito é também treinar a analise e aritimética.

Um dos minigames mais divertidos, é o Joken Po, aonde aparece um símbolo(papel, tesoura ou pedra) e voce deve falar(em inglês) a resposta que ganha ou perde(o divertido é que ele alterna entre "Please Win" (Por favor ganhe) e "Please Lose" (Por favor perda), confundindo o jogador, ou melhor, descondicionando-o. Ai se por exemplo aparece um símbolo de mão fechada(pedra), e tiver "Please Win", diga "Paper" ou então se tiver "Please Lose", diga "Scissor"(Tesoura). Outro minigame que envolve voz, que se encontra na primeira versão do game, é um que aparece um número ou letra com uma cor, e você deve pronunciar(também em inglês) qual é essa cor.

Uma das novidades da segunda versão (Brain Age 2), é que assim que voce liga o jogo e pede o treinamento do dia, voce recebe um minigame completamente novo, como surpresa, para dar uma "aquecida" no seu cérebro antes de começar. Os que eu experimentei foi um de ligar pontos para formar um Nintendo DS, e outro que ele me dava 6 letras(3 de cada vez) e me pedia palavras em inglês que começassem com aquelas letras.

E por último(ainda nao habilitei todos os outros minigames da segunda versão), um minigame que aparecem várias letras juntas, em um círculo, girando, e voce deve gerar uma palavra em inglês com elas. O intuito, é assim alguns outros minigames, é aumentar a habilidade de filtrar e montar resultados associativos.



Existe outro game que foi lançado logo em seguida de Brain Age, o Big Brain Academy que também possui minigames para o cérebro, só que diferentes, obviamente. Ele tinha minigames como Tangran(associar formas geometricas a uma figura escura), contar quantos cubos existem em um determinado espaço. Este último tem um diferencial divertido: os cubos aparecem em visão isométrica, assim voce também deve levar em conta os cubos que estão atrás(e nao vísiveis), o que aumenta a diversão e desafio.

É um dos poucos games que joguei(dentre vários outros títulos de DS) em que não apresento nenhuma crítica e nenhuma sugestão. O game foi refinado até o último detalhe(característica fundamental de todos os produtos da Nintendo), e me agradou muito. Talvez o sistema de reconhecimento de voz e de escrita(que transforma rabiscos em números ou letras) estejam um pouquinho bugados, mas com certeza estão próximos da perfeição. Era muito raro o programa cometer erros de reconhecimento de escrita. Ja para voz, as vezes quando outro som era tocado junto com sua voz(um barulho de prato, ou falar muito perto do microfone), fazia o programa endoidar, o que não é lá muito divertido. Fora isso, dou nota 10. Principalmente as instruções de jogo, que são discretas e muito intuitivas. Recomendo para qualquer pessoa de qualquer idade(com ou sem experiencia em games). Principalmente idosos que querem manter o cérebro ativo(recomendação do próprio Shigeru Miyamoto). O mais legal é que o game, por ser casual, cumpriu o seu objetivo: ser acessível a muitos jogadores que nunca viram um videogame na frente. Prova disso foi minha mãe, que não gosta de games, mas depois de jogar Brain Age e Big Brain Academy, se sentiu muito bem e falou "Nossa! como isso faz bem para mim!". Logo depois disso, ela passou a mudar o seu conceito sobre os games e hoje já experimenta outros games normalmente, sem nenhum problema. E é exatamente esta a missão da nintendo: inclusão social de todos ao mundo dos games. E posso dizer que este título(dentre de vários outros games) contribuiu e muito para tal meta.

Eu nao falei sobre todos os minigames, pois realmente são muitos. O resto fica por sua conta! ^^

Um comentário:

Vinícius disse...

Acho que um grande desafio da ind�stria dos games, ainda hoje, � bolar um jogo que seja ao mesmo educativo, e n�o tenha esse "formato" de jogo educativo.

Entrento, boa parte dos jogos que voc� mostrou aqui s�o realmente muito criativos e, embora ainda conservem o formato de "sala de aula", s�o realmente divertidos.

Certamente, uma op�o bastante interessante para o jogador casual, para as mam�es papais e vov�s e para os Nerds de plant�o.

Na mesma linha, recomendo que voc� d� uma olhada num jogo para palm, que tem vers�o tamb�m para PC (na pior das hip�teses, nada que o Palm Emulator n�o resolva) chamado Vexed.